quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Rodrigo Leão: a luz e a beleza de Pasión

Rodrigo Leão nasceu em Lisboa, em 1964. Foi em 1982 co-fundador dos Sétima Legião e em 1985, em conjunto com Pedro Ayres Magalhães, dos Madredeus.

Como artista a solo explora um caminho instrumental que combina teclados electrónicos e instrumentação de cordas clássica, inspirado a um tempo pela música erudita e pela música minimalista contemporânea.

Para trás fica um caminho musical pioneiro e coerente: foi fundador dos Sétima Legião – banda que pela sua intensa originalidade rasgou fronteira na música portuguesa da década de 80 e ainda se mantém no activo - e criou com Pedro Ayres Magalhães o projecto Madredeus, onde compôs e tocou até 1994. Foi nesse ano que Rodrigo Leão tomou uma decisão fundamental na sua carreira e vida pessoal: avançar para um conceito sonoro inteiramente seu, com que sonhava desde há muito e que se revelou incompatível com a intensidade das digressões da Madredeus.

O primeiro álbum de Rodrigo Leão e Vox Ensemble- Ave Mundi Luminar (1993) - conquistou de imediato todos os que já seguiam o talento de composição de Rodrigo e muitos outros que o compararam (abusivamente) a Michael Nyman ou Riyuchi Sakamoto. Editado em vários países, Ave Mundi foi um sucesso de vendas em todo o mundo. Seguiram-se-lhe Theatrum (1996), Alma Mater (2000) e um registo ao vivo Pasión( 2001) – todos editados (pela Sony Music) pelo mundo fora.

Dos temas cantados em latim por Ângela Silva – até às recentes aproximações a formas musicais mais “populares” – como a bossa nova ou o tango – a música de Rodrigo Leão paira no tempo e no espaço, indefinível e brilhante. Como uma espécie de reconhecimento do seu talento, muitos foram os colaboradores de peso que deram voz à música de Rodrigo, como Rui Reininho, Nuno Gonçalves e Sónia Tavares dos The Gift, Lula Pena ou Adriana Calcanhotto. Nas actuações ao vivo, descobriu-se ainda outro valor insuspeito – a voz da acordeonista Celina da Piedade, que interpreta o tema Pasión de forma contagiante.

Rodrigo Leão é, nesta altura, um dos melhores criadores de música moderna portuguesa, e dos mais reconhecidos em termos internacionais.

Sem comentários: