quinta-feira, 13 de maio de 2010

Adora Svitak -A maior advogada das crianças tem 12 anos

Conheci Adora no TED (Technology, Entertainment and Design), na Califórnia, onde anualmente pessoas brilhantes do mundo inteiro partilham as suas experiências , logo depois de Bill Gates ou James Cameron. Foi a oradora mais nova de sempre nas conferências TED, tem 12 anos e quer ganhar dois Nobel - da Paz e o da Literatura.

De 18 minutos de palestra saiu uma máxima: "As crianças ainda sonham com a perfeição. A nossa audácia ajuda a alargar as fronteiras da realidade." Nas redes sociais, teve mais elogios do que a apresentação do pai da Microsoft, criticado por borrifar a audiência com mosquitos para ilustrar os problemas da malária.

Para uma criança de 12 anos, passa muitas horas em casa, em Redmond, Washington, Estados Unidos. Tem aulas pela internet, e é também quase sempre pela internet que percorre escolas preparatórias norte-americanas a dar videoconferências sobre escrita criativa e leitura. Numa das últimas, segundo relata no seu blogue www.adorasvitak.com/Blog.html , saiu uma ideia para um conto inédito: 365 dias no estômago de uma rã. "É o início do próximo grande romance americano", escreve. É tudo muito simples e Adora Svitak parece feliz. "Nunca senti que estivessem a usar a minha imagem ou a obrigar-me a crescer mais depressa: a única pressão vem de mim mesma", diz ela.

Vejam o video (dá para colocar legendas em portugues - façam isso antes de iniciar)

Sem comentários: