terça-feira, 21 de dezembro de 2010

FAMÍLIA, RECEITA DE NATAL...UMA GRANDE VERDADE!!!!!!



Encontrei este texto na net e achei interessante.
Nestas alturas o espírito de Natal está no ar e embora eu ache que muitas vezes as pessoas usem o Natal para ficarem de bem com a sua consciência, pois fazer caridade no Natal resolve todas as culpas.
Pelo sim, pelo não, hipocresias a parte, o que interessa é que Natal é para ser passado em família, então fica a mensagem:

Família é prato difícil de preparar.
São muitos ingredientes.
Reunir todos é um problema, principalmente no Natal e Ano Novo.
Pouco importa a qualidade da panela, reunir uma família exige coragem, ...devoção e paciência, equilíbrio mental. Não é qualquer um. Os truques, os segredos, o imprevisível.
Às vezes, dá até vontade de desistir.
O pior é que ainda tem gente que acredita na receita da família perfeita.
Bobagem. Tudo ilusão.
Não existe Família à Oswaldo Aranha; à Belle Meuniere; Família ao Molho Pardo, em que o "sangue" é fundamental para o preparo da iguaria.
Família é afinidade, é a moda da casa. E cada casa gosta de preparar a família a seu jeito. Há famílias doces que até da gosto de conviver, tão grande é a educação e a gentileza, o afecto, o carinho, abraços, dengos, beijos, etc...
Outras, meio amargas, porque não dizer: azedas, um querendo engolir o outro. Outras apimentadíssimas, mal chegam e a briga começa... por qualquer coisa, um stress.
Há também as que não têm gosto de nada, seriam assim um tipo de Família Dieta, que você suporta só para manter a linha.
Há também do faz de conta, quer ser o que não é, não tem um tostão no bolso, mas o rei tá na barriga, gastam o que não tem para impressionar os outros e ai passam o ano todo devendo.
Tem a família feliz, que tem o necessário para viver e são felizes assim mesmo, porque o que importa é estarem juntos, não importam-se com coisas materiais, mas sim com afecto entre eles, difícil mas existe! Tem sempre aquele tio chato que bebe e acha que não está perturbando ninguém, que fica inconveniente, chama o Jucuucaaa, féeede a bebida e conta a mesma coisa dez vezes e fala coisas que depois não se lembra, mas que ferem os outros. E a família preguiçosa, que vem, come, suja e vai embora e não ajuda em nada, nem nas despesas, se tá rindo né? Já passou por isso? Ou fez isso? rsrsrsrsrsrs.
Há famílias fofoqueiras, daquelas que temos vontade de sair correndo e deixá-los falando sozinhos. Tem a família de loucos, doidos e divertidos, que topam de tudo e qualquer coisa é motivo para trazer felicidade às pessoas presentes, que maravilha!!! Seja como for, família é prato que deve ser servido sempre quente, quentíssimo. Uma família fria é insuportável, impossível de se engolir.
Enfim, a receita de família não se copia, se inventa. A gente vai aprendendo aos poucos improvisando e transmitindo o que sabe no dia a dia. A gente cata um registro ali, de alguém que sabe e conta, e outra aqui, que ficou no pedaço de papel.
Muita coisa se perde na lembrança. O que este veterano cozinheiro pode dizer é que, por mais sem graça, por pior que seja o paladar, família é prato que você tem que experimentar e comer.
Se puder saborear, saboreie, se não puder, não se torture. Não ligue para etiquetas: Passe o pão naquele molhinho que ficou na porcelana, na louça, no alumínio ou no barro.
Pode lamber a panela da sobremesa ou passar o dedo e por na boca! Hummm. Pegar o frango com a mão e se deliciar. Roube a azeitona ou a cereja da mesa... e coma escondidinho!
Volte a ser criança e deixem as crianças brincarem a vontade, desde que os pais arrumem a bagunça depois, só não as deixem ser malcriadas, eduque-as!
Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete. Aproveite sua família enquanto os avós e pais estão vivos, se você for pai dê atenção aos filhos, uma hora eles crescem e vão-se embora! E se seus pais já não estão os filhos já foram embora, "ora seja feliz". Nós nascemos sozinhos e morremos sozinhos, se curta, se ame. Aproveite com os amigos, só vive sozinho quem realmente quer!
Porque quem tem um pouco de amor para dar, nunca ficará sozinho.

Sem comentários: