segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Uma vida de escolhas...


...em um Mundo de Consequências.


Esse texto diz muito, hoje e sempre.
Achei na net em um blog e deixo aqui para reflexão:

"A escolha é a coisa mais constante na nossa vida. Creio que a única coisa que não escolhemos é nascer.

Vivemos diariamente a mercê das escolhas. Uns acreditam ser escravo das escolhas, enquanto outros acreditam ser livres para escolher. Qual é sua escolha?

Vida.

Algo moldado por nossas escolhas. Escolhas de hoje geram consequências de amanhã. Nada melhor que tomar as melhores escolhas... Mas como saber?

O que priorizar numa escolha? O que é melhor? O que é mais seguro? Arriscar vale a pena?

Muitas vezes o que trava nossa evolução é justamente o medo das consequências e os rumos sem volta que serão traçados.

Você prefere ser o que realmente quer? Ou ser o que os outros gostariam que fosse?

Coragem.

Algo que nos faz tomar as melhores escolhas. Ajuda a traçar os melhores caminhos na vida. Basta tentar. Somos livres para fazermos nossas escolhas, mas não somos livres pra escolhermos as consequências de nossas acções. Nos basta coragem para encarar as consequências.

Humildade.

Algo que nos faz reconhecer uma escolha errada. Temos que aprender a admitir nossos erros, e a Humildade nos ensina isso com clareza. Reconheça quando não sabe algo e não queira fingir saber tudo quando se pode aprender. Jamais impeça sua evolução.

Objectividade.

Algo que não nos deixa parar em momentos de dúvida. Você escolhe o seu destino com acções concretas, mantendo-se firme em direcção aos seus objectivos, enquanto uns acreditam que o destino está traçado e nada mais lhe resta a fazer senão sofrer. Escolha ser feliz com a vida como ela é ao invés de passar todo o seu tempo se lamentando pelo que ela poderia ser.

Torne-se consciente dos momentos de decisões e das escolhas que você pode fazer. Então poderá moldar sua vida da maneira que desejar. Cada escolha feita ontem, nos tornou o que somos e construíram o que temos hoje. Cada escolha feita hoje define o que enfrentaremos amanhã.

Acredito que a vida não teria graça, ou emoção, sem as escolhas. Se tudo fosse fácil, se sempre soubéssemos as decisões que tomar, se entendêssemos todos os sentimentos humanos e suas reacções, tudo seria tão monótono que perderia a graça de viver.

Tudo na vida são escolhas.

Pode ter sido uma boa escolha ler isso."

2 comentários:

diana simões disse...

Humildade, Coragem e Objectividade são, sem dúvida, os grandes pilares da VIDA! Sem eles não poderemos tomar as decisões acertadas, dar os grandes passos e até mesmo...ajudar o próximo! Sim...porque ao longo da caminhada da VIDA surgem montanhas, planicies, vales...e pessoas...pessoas que podem marcar-nos a todos os níveis...e perante elas devemos dar o nosso melhor exemplo. Devemos seguir os nossos instintos, mas também, por vezes, ouvir a voz do coração e não sermos tão racionais...só porque alguém disse um dia que deviamos pensar 2 ou 3 vezes antes de agir...
Não se esqueçam de fazer, esporadicamente, uma revisãozinha pelos vossos pilares...é sempre bom passarmos por uma fase de introspecção. ;)

diana simões disse...

Humildade, Objectividade e Coragem são sem dúvida os pilares da VIDA!
Fazem parte do nosso dia-a-dia seja na prática dos nossos deveres ou até mesmo com o próximo...
A VIDA pode ter montanhas, planicies...vales, ...mas o próximo nunca deixa de lá estar. É muito importante termos presente esses 3 pilares, eles poderão suportá-nos nas piores situações.