quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

A espera



A espera é a pior das sensações humanas... a espera empurra-nos para o tédio, ansiedade, desespero...A espera não tem posição física...podemos estar sentados no sofá, em pé numa fila, encostados a uma parede, o pé apoiado num degrau, caminhando na rua..Não interessa porque a espera está aos nossos ombros, dorme conosco, levanta-se também de manhã, respira o nosso ar, consomenos durante o dia...

Não interessa também a sua forma. Podemos esperar pela casa nova, pelo tal telefonema, esperar à porta por alguém, esperar pelo melhor, pelo pior, esperar para ser atendido num qualquer balcão, esperar pelo momento certo, esperar para alcançar, esperar pelo inevitável.

A espera não tem duração. Esperamos anos pelos sonhos, esperamos meses pela resposta positiva, esperamos semanas pelo resultado, esperamos dias para saber sim ou não, esperamos minutos para qualquer coisa importante ou não, como o tempo que demora a aqueçer a água para o chá.

Não interessa. E mesmo que o que esperamos não tarde a chegar e seja o bom em vez do mau, é a espera, os momentos antes, que nos matam, que nos atiram a vida para os lados da inércia.

É assim a espera, a vil espera.

Fica aqui a versão de Mafalda Veiga e Jõao Pedro Pais: ''Paciência''

Sem comentários: