terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Vila Nova de Cerveira - Gondarem



Neste final de semana fomos a uma Estalagem em Gondarem http://www.estalagemboega.com

Um lugar lindíssimo, a margem esquerda do rio Minho, onde estão também as ilhas da Boega e dos Amores, marcas de beleza do Alto Minho, até ao cimo dos montes de Goios e Pena. Estes montes abrigam as suas populações que desde sempre aí se estabeleceram.

A Freguesia de Gondarém, prima pela sua fertilidade agrícola e talvez seja por isso, uma das mais das mais populosas do concelho de Vila Nova de Cerveira.

Chegamos na sexta-feira e ficamos até domingo final da tarde, passeamos no ferry-boat que liga a Goyan (Espanha), o Monte de Nossa Senhora da Encarnação e o Convento de S. Paio, dos Milagres, cenóbio de frades, hoje, centro de artistas e casa de eleição do escultor José Rodrigues.

A lenda fala que era uma vez … um cervo (veado), que os Deuses do Olimpo quiseram que fosse Rei. Escolheu estas terras outrora desabitadas do "bicho" homem e aqui plantou sua colónia de cervos de tal modo que nas redondezas toda a gente passou a chamar a estes lugares "terras de cervaria". Muitos anos correram. Lutas e refregas, calamidades que foram dizimando a colónia, até que ficou só o Rei Cervo.

Quando os Senhores de pendão e caldeira desceram dos cerros asturianos à conquista do que seria mais tarde o "Condado Portucalense", um jovem fidalgo desafiou o Rei Cervo para uma luta frente e frente. A luta seria travada entre arvoredos e ervas daninhas e num local onde existiam pequenas valas no lugar de Valinha.

O Rei Cervo venceu !

Ainda hoje e para que a lenda não se perdesse, as "armas" de Vila Nova de Cerveira têm um cervo em campo verde, e também, no cimo dos montes mandou-se construir "in memoriam" o Rei Cervo, que numa notável escultura em ferro, de José Rodrigues, atesta a longevidade das "Terras de Cervaria".

Foi um final de semana fantástico, o Pedro adorou e nós também!

3 comentários:

CristinaVaz disse...

A estalagem é fantastica e a zona tambem, liiinda! Estive la recentemente num fim de semana destes...

Minhas vidas disse...

Pois, este lugar é muito inspirador mesmo.
Já ando com saudades tuas...
Quando me convidas para um chá no "puxadinho"?
Beijos

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amiga,

Também sou do Porto mas vivo em Cerveira há já 18 anos.
Minha terra adoptada, terra amada.

Adorei ler o texto, está perfeito.

Espero que não fique só por essa visita!
Cerveira é linda.
Veja mais fotos num dos Maus Blogues.